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Público Alvo: Como definir?

Olha só, o Marketing Digital já tem a fama de ser difícil, muito complicado, várias coisas a serem feitas etc. Então, por que você vai começar isso indo atrás das pessoas erradas?

Se fizer isso é certeza, vai gastar $$ e muito tempo!

Já disse em um dos posts anteriores que Público Alvo é uma parte da população que tem tudo a ver com os interesses do seu negócio, da sua empresa e que têm interesse nos serviços que você fornece e que pode residir na região em que sua clínica está localizada e o mais importante: é aquele que vai comprar seus serviços e gerar lucros para sua empresa, por isso é tão importante.

Mas como definir de forma assertiva? Te conto agora e será através de perguntas objetivas que – minha sugestão – devem ser respondidas em uma folha de papel:

  1. Quem São Eles?
    Considere aqui, quais as pessoas que se identificam com a sua marca.
    Uma ótima forma de descobrir, é acompanhando quem te segue, curte, comenta e compartilha as suas postagens nas mídias sociais.
  1. Quais Suas Maiores Dificuldades, Problemas ou Desejos?
    Se coloque no lugar deles e entender quais as maiores dificuldades do seu público-alvo vai te ajudar a resolvê-los.
  2. Onde Eles Encontram as Informações Que Necessitam Diariamente? Temos uma infinidade de mídias sociais e várias pessoas gerando conteúdo (nem sempre de qualidade).
    Você precisa identificar quais canais o seu público-alvo utiliza para você se comunicar de forma adequada e, fazer parte da fonte de busca dele.
  3. Quais os Benefícios dos Seus Serviços?
    Aqui vale pensar sobre seus serviços e no problema do seu público-alvo e o que eles fazem para ajudar a resolver o problema.
    Isso fará com quem você conheça muito bem o seu negócio e o serviços que você oferece.
  4. Eles Confiam em Você?
    A sua reputação é de extrema importância e pode ser o divisor de águas e fator decisivo na escolha que o seu público-alvo fará.
    A sua atuação online e o engajamento (comentários, curtidas, avaliações positivas etc), é uma das melhores propagandas que existe por isso é tão importante também.

    Tarefas que não devem ser ignoradas:
    a. Pesquise o mercado e o cenário atual
    – Entender a atuação dos concorrentes e os comportamentos dos consumidores é super importante;

    b. Divida o mercado em segmentos
    – Qual faixa etária – por exemplo – mais busca por clareamento? Mais homens ou mulheres?

    c. Identifique a atratividade dos segmentos
    – Pergunte-se: este microgrupo cresce ou acabará logo?

    d. Selecione o segmento-alvo (um ou mais)
    – É a hora de começar a desenhar a “persona” (ou avatar)

    e. Defina o posicionamento e as estratégias para cada segmento-alvo
    – Se você atende a diferentes públicos-alvo, defina estratégias específicas para cada um deles.

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