Olha só, o Marketing Digital já tem a fama de ser difícil, muito complicado, várias coisas a serem feitas etc. Então, por que você vai começar isso indo atrás das pessoas erradas?
Se fizer isso é certeza, vai gastar $$ e muito tempo!
Já disse em um dos posts anteriores que Público Alvo é uma parte da população que tem tudo a ver com os interesses do seu negócio, da sua empresa e que têm interesse nos serviços que você fornece e que pode residir na região em que sua clínica está localizada e o mais importante: é aquele que vai comprar seus serviços e gerar lucros para sua empresa, por isso é tão importante.
Mas como definir de forma assertiva? Te conto agora e será através de perguntas objetivas que – minha sugestão – devem ser respondidas em uma folha de papel:
- Quem São Eles?
Considere aqui, quais as pessoas que se identificam com a sua marca.
Uma ótima forma de descobrir, é acompanhando quem te segue, curte, comenta e compartilha as suas postagens nas mídias sociais.
- Quais Suas Maiores Dificuldades, Problemas ou Desejos?
Se coloque no lugar deles e entender quais as maiores dificuldades do seu público-alvo vai te ajudar a resolvê-los. - Onde Eles Encontram as Informações Que Necessitam Diariamente? Temos uma infinidade de mídias sociais e várias pessoas gerando conteúdo (nem sempre de qualidade).
Você precisa identificar quais canais o seu público-alvo utiliza para você se comunicar de forma adequada e, fazer parte da fonte de busca dele. - Quais os Benefícios dos Seus Serviços?
Aqui vale pensar sobre seus serviços e no problema do seu público-alvo e o que eles fazem para ajudar a resolver o problema.
Isso fará com quem você conheça muito bem o seu negócio e o serviços que você oferece. - Eles Confiam em Você?
A sua reputação é de extrema importância e pode ser o divisor de águas e fator decisivo na escolha que o seu público-alvo fará.
A sua atuação online e o engajamento (comentários, curtidas, avaliações positivas etc), é uma das melhores propagandas que existe por isso é tão importante também.
Tarefas que não devem ser ignoradas:
a. Pesquise o mercado e o cenário atual
– Entender a atuação dos concorrentes e os comportamentos dos consumidores é super importante;
b. Divida o mercado em segmentos
– Qual faixa etária – por exemplo – mais busca por clareamento? Mais homens ou mulheres?
c. Identifique a atratividade dos segmentos
– Pergunte-se: este microgrupo cresce ou acabará logo?
d. Selecione o segmento-alvo (um ou mais)
– É a hora de começar a desenhar a “persona” (ou avatar)
e. Defina o posicionamento e as estratégias para cada segmento-alvo
– Se você atende a diferentes públicos-alvo, defina estratégias específicas para cada um deles.